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Empresas devem investir mais em eficiência energética, defende especialista

Eficiência energética inclui desde ações simples, como trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes, até as mais complexas, como instalar painéis solares.
Foto: U.S. Army Environmental Command

Escrito por | Quinta, 31 Outubro 2013 08:57 | Publicado em Artigos

 

 

 

 

Investir em eficiência energética torna os negócios mais viáveis economicamente, contribui com a sustentabilidade do planeta e ainda pode significar um ganho de marketing para a empresa, independentemente de seu porte. A opinião é do diretor da consultoria Ambientec, Arthur Gouveia Marques, que ministrou na quarta-feira, 23 de outubro, a palestra Eficiência Energética - Redução de Desperdício, durante a Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae em Salvador.

Marques destacou que a indústria de transformação responde por quase a metade (45%) do consumo de energia por segmento, enquanto as residências respondem por 25%; o comércio por 13%; o público comum e a área rural por outros 13%; e outros setores por 4%. Os dados são do Balanço Energético Nacional (2000). "É importante incentivar um grande programa de conscientização na indústria, porque a redução energética naquele campo influencia em todos os demais", justificou o especialista.

“Quanto maior a eficiência energética, eliminando desperdícios e agregando valor aos produtos e serviços, maiores serão os lucros e a competitividade”

Arthur Marques, especialista em eficiência energética

Para Marques é fundamental que as empresas tracem um plano de investimentos capaz de identificar possíveis instalações com problemas e que trazem grandes perdas de energia.

"Conheci uma empresa que comprou uma máquina de lavar com capacidade para 30 kg, mas que nunca lavava mais do que 10 kg. A mecânica desse equipamento foi pensada para que ele opere na capacidade máxima. Como isso não ocorre, o desperdício é certo em todos os sentidos. Esse empresário está perdendo dinheiro e gastando mais recursos sem necessidade", exemplificou.

Boas práticas e marketing

"Quanto maior a eficiência energética, eliminando desperdícios e agregando valor aos produtos e serviços, maiores serão os lucros e a competitividade", apontou o especialista. De acordo com Marques, outro ponto importante para as organizações diz respeito ao marketing relacionado a sustentabilidade. "A empresa que aplica boas práticas e presta um bom serviço com alternativas mais amigas do meio ambiente pode utilizar isso ao seu favor na hora de vender a marca", ressaltou.

Além de sugerir que os empreendedores e interessados no tema conheçam o programa Cinco menos que são mais, do Sebrae, Marques sugeriu algumas dicas importantes para quem pretende investir na eficiência energética:

  • Usar a legislação como um aliada: selos Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) são alguns exemplos;
  • Identificar as fontes de desperdício (lâmpadas e ar-condicionado são algumas das mais comuns);
  • Propor ações de redução de desperdício de energia;
  • Definir quais são as barreiras a enfrentar para obter sucesso (custos, cultura dos funcionários);
  • Criar estratégias para vencer essas barreiras;
  • Montar um plano de ação.

Arthur Gouveia Marques encerrou a palestra com a observação de que há quatro estágios comportamentais para uma empresa que quer alcançar a eficiência energética na gestão: sensibilizar, conscientizar, mudar e manter, e que é simples adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia. "Esse tema não é novidade. Novidade é colocar a teoria em prática, o que envolve mudança de hábitos e atitudes", concluiu.

A Feira do Empreendedor segue até o dia 26 de outubro na capital baiana.

 

Fonte: ecodesenvolvimento

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